LABIOPLASTIA VAGINAL OU NINFOPLASTIA
A Labioplastia Vaginal, popularmente conhecida como Ninfoplastia, é o procedimento mais frequentemente solicitado e indicado. Estatisticamente, é a cirurgia plástica estética que mais cresceu no mundo nos últimos anos, de acordo com o ISAPS (International Society of Aesthetic and Plastic Surgery).
A Labioplastia Vaginal promove a redução de volume dos pequenos lábios vaginais através de técnicas adequadas e indicadas de acordo com cada caso. O cirurgião deve explicar todos os detalhes a respeito do planejamento, sobretudo posicionamento de cicatrizes e quantidade de tecido a ser removido. Opta-se pelo uso do bisturi comum ou com o auxilio do laser. Trata-se de um procedimento individualizado, feito sob total discrição, com privacidade e sigilo na sala operatória.
A escolha do tipo de procedimento anestésico requer uma minuciosa avaliação feita pelo anestesista, sendo a vontade da paciente também levada em conta na decisão da técnica anestésica. No entanto, de modo geral, pode ser utilizada anestesia local com sedação, peridural ou geral.
RECUPERAÇÃO
A cirurgia necessita, em média, de 45 minutos a 1 hora para execução. A internação é curta e a alta costuma ser rápida se tudo transcorreu bem. A paciente deve se preparar para um repouso relativo por 3-4 dias, higiene íntima com irrigação/ lavagem da área operada toda vez que urinar ou evacuar. É agendada uma revisão para 7 e 14 dias após o procedimento e, posteriormente retorno para revisão com 1 e 3 meses. Há a vantagem das suturas ou “pontos” na área operada saírem espontaneamente e não precisarem de remoção, reduzindo o incômodo. Dor e desconforto são mínimos no pós-operatório e podem ser controlados com medicações. Em 5 dias há possibilidade de retorno ao trabalho na grande maioria das vezes. Nota-se recuperação quase completa das cicatrizes entre 3 a 4 semanas e com 45 dias já poderá haver atividade física plena e atividade sexual.